sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A historia de uma vida contra a obesidade


Eu luto contra a obesidade, ha mais de 20 anos, venho de uma familia onde quase todo mundo é gordo, quem não é, é pq luta pra nao ser...mas todos tem tendencia e disposicao, alem disso, é uma familia o qual a pratica de esportes e atividades fisicas nunca foi predominante.
 
 
Mesmo no meio de tudo isso, eu sempre me destaquei, ou por estar magra, ou por estar sempre mais gorda ou por lutar muito pra emagrecer.
 
 
Uma trajetoria longa, dificil, complicada que eu conto agora pra vcs.
 
 
Fui uma criança magra, bem magra mesmo, ate doente, não gostava de comer, e durante a infancia era obrigada a comer, não conseguia diferenciar oque nao gostava por gosto mesmo ou que nao queria comer por birra, tomei todas as vitaminas para engordar e ter fome, minha mae fez todas as simpatias que podia para eu conseguir comer...mas ate os 12 anos eu era magra e muito chata pra comer, muita coisa eu nem experimentava.
 
 
Aos 13, fiquei mocinha, explodiu os hormonios e engordei bastante, peito, bunda e muita coisa se acumularam no meu corpinho, foi quando comecei a trabalhar e abandonei os esportes e brincadeiras na rua e escola, foi uma epoca dificil, eu era timida, gordinha e mal ajambrada, nesta época minha irmã me apelidou de Samoa, que vinha a ser a Baleia Orca que se apresentava no Playcenter, imaginem qd humilhacao nao passei.
 
 
Aos 15, dei uma secada, muitos problemas familiares, e eu fiquei bem bonita, tinha em torno de uns 50 kilos, mas era uma epoca em que qq docinho, ja me engordava, mas qq fechadinha de boca ja me emagrecia.
 
 
Ate os 18 eu tinha um corpo bem bonito, engordava, emagrecia, mas acho que nao passava dos 60 kilos, embora me achasse gorda e vivia fazendo regimes, academias, remedios.
 
 
Com 21 anos, fiz um regime e fiquei bem magra, em torno de uns 50 kilos, foi uma epoca, otima, de descobertas, fui morar sozinha, era independente e me sentia confortavel com meu corpo.
 
 
Só que logo depois me envolvi num relacionamento muito devastador, onde sofri demais e era muito infeliz, assim fui alternado periodos de magra e gordinha, mas nunca ultrapassava 65 kilos, mas me achava a mais gorda de todas as pessoas do planeta, era um drama, tentava todas as dietas, remedios e afins.
 
 
Logo depois tive o periodo pior da minha vida, com 3 abortos consecutivos, tratamento pra engravidar, retirada de um tumor no utero, muita solidao e sofrimento, muitos hormonios em polvorosa, remedios, e ai desandei, cheguei a 70 kilos e vivia na gangorra com o peso.
 
 
Ate que me livrei deste relacionamento, emagreci e cheguei novamente aos 60 kilos, reencontrei Roger, começamos a namorar e ai rs...a felicidade engorda rs..fui engordando sem nem perceber, Roger sempre me achou linda, nunca reclamou rs...e ai...eu queria era ser feliz rs.rs..independente do corpinho sempre arredondando rs...mas ao mesmo tempo qd eu incismava ele me ajudava no emagrecimento, mas era tudo muito 'leve', nada focado...e por isso sem resultados.
 
 
Engravidei com uns 70 kilos, isso logo após o medico garantir que eu jamais engravidaria naturalmente, ele nao sabia nada, e Deus sim me deu este presente, e como minha gravidez foi de alto risco, a ultima coisa que me preoucupei foi o peso e com 7 meses de gravidez, eu ja estava com 95 kilos, foi qd Ana nasceu...a felicidade do parto, da Ana nascer saudavel, o afastamento do trabalho, a rotina de amamentaçao e mae, e muitos exercicios fisicos, pq eu tinha pavor de pegar conducao e dirigir com Ana, eu andava muito a pé, e eu sequei...voltei a trabalhar com 65 kilos, me sentindo super bem.
 
 
Ai..nao me pergunte, nao sei oque houve, eu comecei a engordar a olhos vistos, e eu nao me incomodava, nao a ponto de ser firme no emagrecimento, eu estava super feliz, mae, bem casada, bem amada, a velha maxima 'tenho marido' rs.rs..eu nem me olhava no espelho, nem espelho tinha em casa, por uns 4 anos, eu vivi alienada, e quer SABER, vivi feliz, nao me preocupava com peso, com calorias, com nada disso, comia como se nao houvesse amanha e virei uma bola...em dezembro de 2008, sem comprar roupas ha anos, vivendo de bata e legging, resolvi ir as compras e gastei, comprei roupas da moda, lembro ate hoje de um shorts preto...qd cheguei em casa...nada, absolutamente nada me serviu, nem as roupas compradas pra Roger entraram em mim, eu estava pra mais de 95 kilos, eu nem conseguia acreditar, eu só fiz chorar, foi qd me olhei e vi como estava obesa.
 
 
Dias depois meu pai faleceu, me lembro como se fosse hoje do meu desespero, da minha tristeza e do fato de nenhuma roupa me servir, eu tava enorme de gorda, passei os dias de velorio e enterro, sem comer nada, eu so tomava agua e com a mesma roupa, a unica que me servia e a qual eu doei apos o velorio.
 
 
Janeiro de 2009, foquei no emagrecimento, meu pai morreu de angina, 3 enfartos, diabete , pressao alta e ofegante, eu me via ali, enorme e super propensa a ter o mesmo destino...iniciei o blog e fechei a boca, alem de malhar em torno de 40 minutos na esteira ou bike quase todas as manhas...durante o ano de 2009, eu passei dos 95/90, pois ja tinha perdido alguma coisa aos 75...foi uma alegria plena, tinha alcançado meu objetivo, perdi 20 kilos, usava roupa 42, M, o GG tinha saido do meu armario e eu comecei a deixar o foco do emagrecimento de lado, me voltei pra outras coisas.
 
 
Mas felicidade de pobre e gorda dura pouco rs.rs.., eu nao fiquei uma semana com 75 kilos, qd vi este numero na balança, nao sei, minha empolgacao, minha determinaçao, minha vontade sumiram, passei a apenas controlar meu peso, sem muito sucesso, logo, mas muito logo eu ja estava com 80 kilos e durante o ano de 2010 e meados de 2011...eu fui alternando entre 80 e 85...num reme reme infeliz, num monte de desculpites, na preguiça, na raiva, na vontade, tudo junto e misturado...eu emagrecia, engordava, mantinha...
 
 
Ate que em comecei a ultrapassar a barreira dos 85, meu limite imaginario, e foi me dando desespero, por mais que eu lutasse, e eu lutei muito contra mim mesmo, eu nao conseguia ter a força que eu ja havia tido, eu nao conseguia achar vontade, animo e disposicao, tudo me parecia dificil, complicado, longe...e ai resolvi me ajudar com as armas que a medicina me propunha...e busquei o balao intragastrico e reiniciei outra historia que eu espero seja de sucesso e alegria e emagrecimento definitivo.
 
 
Sei que minha luta sera diaria e infinita, ate eu partir desta pra melhor rs...pra mim nao adianta nada, a nao ser boca fechada, exercicios fisicos, muitos nao, muitas renuncias, pouca comida, alguns exercicios, determinaçao, vontade, equilibrio, mais uma vez estou me reeducando, aprendendo a ter controle sobre a comida, sobre a minha preguiça, aprendendo a reconhecer os desejos do meu corpo, me controlando, é dificil e pra sempre, mas estou disposta a tentar e a contar com toda a ajuda disponivel, busco ter equilibrio, disciplina, aprender mesmo, ser focada, nem que pra isso eu tenha que usar todos os recursos disponiveis, e agora tenho pra mim, que eu, Deus, balão, amigos, determinacao, força, tudo junto vamos conseguir fazer este emagrecimento ser eficaz.....pq eu to cansada de nadar, nadar e morrer na praia rs...

6 comentários:

Li disse...

Ótimo post Leila, tão sereno, tranquilo, verdadeiro.
Sua estória é parecida com a de todos nós gordinhos. A luta desde sempre com os quilos a mais...
O importante é que você não entregou os pontos, nunca se conformou com os quilos extras.
Tenha fé e lute bastante pra sair dessa jornada vencedora.
Não é fácil mesmo, é uma luta pra vida inteira como vc disse.
Sucesso.
Bjs.

Geovana Centeno disse...

oi lindona, nossa tu esta linda nas fotos, não conhecia o blog novo...

Imagino a tua luta, o familia do meu marido tambem é gordinha, e tem problemas de diabete, coração, fico tão aflita pro ele, mas não é facil viu, ele tenta se ajudar mas a comida é mais forte, e olha que eu nem faço mais gulodices aqui em casa...já tomou fluxo e sibutramina, falei pra ele do balão, falei de muitas meninas que colocaram, não é uma cirurgia, pois assim como tu tambem tenho os meus medos....estamos pensando, o melhor que ele é alto, mas esta pesando 115kg para 1,83...

nossa que historia essa sua hein, de magrinha a gordinha, mas o importante é a tua garra e a tua vitoria, beiijocas, tava com saudades tua!

cacau disse...

amei o post, tÔ te acompanhando, só não comento, já dá pra notar a diferença...que bom"!

Léia disse...

Oi Leila!!!Tudo bem?Lembra de mim?Tem muito temo que não apareço por aqui, voltei com o meu blog e com a minha luta tambem...engordei tanto!!!!
Quantas mudanças hein?Andei lendo suas ultimas postagens, sua decisão, sua revolta com os coments maldosos e agora seu novo blog...ta cheirando a novo, como o meu...rsss
Te apoio total sabia?SE tivesse condiçoes tambem faria...EStou com muitas dificuldades, o bom é que no periodo que esiver balonada (legal esse nome..rss)vai adquirindo novos habitos, vai amaduracendo pra manter depois...
quero te ver linda, loira e magra!!!
Um grande beijos, fica com Deus!

bonequinha nota mil disse...

OI LEILA! ESTOU COLOCANDO A MAIOR FÉ EM VOCÊ! DESTA VEZ VAI DAR CERTO!!! CONTINUE SE ESFORÇANDO QUE COM CERTEZA VALERÁ A PENA!BEIJOS E SUCESSO SEMPRE!!! APAREÇA LÁ NO BONEQUINHA ! FIQUE COM DEUS!

Madame Jaleco disse...

POis é moça...explosão de hormonio aos 29 anos...engordei 20 kilos! To aqui na minha luta, não consigo encontrar um tempo para malhar, só fechando (mais) a boca...já perdi 6, mas faltam muitos ainda...
Tamo junto!